Aqui está a matriz do teste de história e geografia de portugal do próximo dia 6 de novembro (4.ª feira).
Bom estudo!
Bjnhos
Prof.ª Cláudia Zeferino
Domínios
/ Competências
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Conteúdos
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Conhecer e compreender as caraterísticas do
império português dos séculos XVII e XVIII
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! Conhecer a dimensão geográfica do império
português no século XVIII, por comparação ao império luso do século XVI e aos
restantes impérios europeus.
! Referir a colónia do Brasil como o principal
território ultramarino português no século XVII.
! Destacar o açúcar brasileiro como o principal
produto de exportação colonial.
! Relacionar a quebra dos lucros do açúcar com a
intensificação da procura de ouro pelos bandeirantes.
! Relacionar as fronteiras atuais do Brasil com as
incursões dos bandeirantes a partir dos finais do século XVII.
! Reconhecer a riqueza proporcionada a Portugal, na
primeira metade do século XVIII, pela descoberta de ouro no Brasil.
! Caracterizar a vida dos escravos, salientando as
condições a que eram submetidos (desde o seu resgate e transporte do
continente africano até ao seu dia-a-dia nos engenhos de açúcar).
! Reconhecer nas características étnicas culturais,
linguísticas, religiosas do Brasil atual a miscigenação entre ameríndios,
africanos e europeus.
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Conhecer e compreender
as características do poder político no tempo de D. João V
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! Definir “monarquia absoluta”.
! Referir a concentração de poderes de D. João V.
! Comparar a concentração de poderes de um rei
absoluto com a divisão de poderes existente no atual regime democrático.
! Comparar a justificação divina para o exercício
do poder absoluto com a legitimidade do poder pelo voto na democracia atual.
! Evidenciar o fausto da corte, as embaixadas, as
cerimónias públicas e as grandes construções como manifestações do poder
absoluto.
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Conhecer a sociedade
portuguesa no século XVIII
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! Reconhecer a manutenção da divisão da sociedade
em grupos e dos profundos contrastes sociais existentes.
! Identificar nas cerimónias públicas e na lei o
reflexo da forte estratificação social da época.
! Referir a burguesia como grupo enriquecido pelo
comércio internacional mas mantendo o seu estatuto de não privilegiado.
! Referir as formas de ascensão social no século
XVIII.
! Sublinhar o papel da Inquisição na perseguição
aos “cristãos-novos”, destacando a intolerância religiosa dessa época.
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Conhecer aspetos da
arte no tempo de D. João V
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! Identificar as principais características da arte
Barroca.
! Identificar alguns exemplos de arte Barroca em
Portugal.
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Conhecer e compreender
a ação governativa do Marquês de Pombal
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! Descrever o terramoto de 1755 e a ação imediata
do Marquês de Pombal.
! Identificar características urbanísticas da
Lisboa Pombalina.
! Identificar as principais medidas de
desenvolvimento económico adotadas no reinado de D. José I.
! Relacionar a quebra das remessas de ouro do
Brasil e as elevadas importações portuguesas em meados do século XVIII com a
introdução de novas manufaturas.
! Indicar sucintamente as reformas no ensino, o fim
da distinção entre “cristão-novo” e “cristão-velho” e a proibição da
escravatura na metrópole
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Conhecer e compreender
a revolução francesa e as invasões napoleónicas
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! Localizar no espaço e no tempo a grande revolução
de 1789 e a onda revolucionária que provocou na Europa e na América.
! Referir os princípios políticos e sociais
defendidos pelos revolucionários franceses, destacando o fim do absolutismo e
dos privilégios do clero e da nobreza.
! Reconhecer a construção de um Império na Europa
por Napoleão Bonaparte.
! Identificar o “bloqueio continental” como uma
forma de enfraquecer a Inglaterra.
! Indicar os motivos que levaram Napoleão a invadir
Portugal.
! Descrever sucintamente as três invasões
napoleónicas, salientando os seus episódios mais marcantes.
! Referir a fuga da família real e da corte para o
Brasil aquando da primeira invasão.
! Referir a resistência popular e a ajuda militar
inglesa na luta contra a ocupação francesa.
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