quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Matriz do teste de História e Geografia de Portugal (6/11/2013)

Olá a todos!

Aqui está a matriz do teste de história e geografia de portugal do próximo dia 6 de novembro (4.ª feira).

Bom estudo!

Bjnhos

Prof.ª Cláudia Zeferino


Domínios / Competências
Conteúdos
Conhecer e compreender as caraterísticas do império português dos séculos XVII e XVIII

!  Conhecer a dimensão geográfica do império português no século XVIII, por comparação ao império luso do século XVI e aos restantes impérios europeus.
!  Referir a colónia do Brasil como o principal território ultramarino português no século XVII.
!  Destacar o açúcar brasileiro como o principal produto de exportação colonial.
!  Relacionar a quebra dos lucros do açúcar com a intensificação da procura de ouro pelos bandeirantes.
!  Relacionar as fronteiras atuais do Brasil com as incursões dos bandeirantes a partir dos finais do século XVII.
!  Reconhecer a riqueza proporcionada a Portugal, na primeira metade do século XVIII, pela descoberta de ouro no Brasil.
!  Caracterizar a vida dos escravos, salientando as condições a que eram submetidos (desde o seu resgate e transporte do continente africano até ao seu dia-a-dia nos engenhos de açúcar).
!  Reconhecer nas características étnicas culturais, linguísticas, religiosas do Brasil atual a miscigenação entre ameríndios, africanos e europeus.


Conhecer e compreender as características do poder político no tempo de D. João V


!  Definir “monarquia absoluta”.
!  Referir a concentração de poderes de D. João V.
!  Comparar a concentração de poderes de um rei absoluto com a divisão de poderes existente no atual regime democrático.
!  Comparar a justificação divina para o exercício do poder absoluto com a legitimidade do poder pelo voto na democracia atual.
!  Evidenciar o fausto da corte, as embaixadas, as cerimónias públicas e as grandes construções como manifestações do poder absoluto.

Conhecer a sociedade portuguesa no século XVIII


!  Reconhecer a manutenção da divisão da sociedade em grupos e dos profundos contrastes sociais existentes.
!  Identificar nas cerimónias públicas e na lei o reflexo da forte estratificação social da época.
!  Referir a burguesia como grupo enriquecido pelo comércio internacional mas mantendo o seu estatuto de não privilegiado.
!  Referir as formas de ascensão social no século XVIII.
!  Sublinhar o papel da Inquisição na perseguição aos “cristãos-novos”, destacando a intolerância religiosa dessa época.


Conhecer aspetos da arte no tempo de D. João V


!  Identificar as principais características da arte Barroca.
!  Identificar alguns exemplos de arte Barroca em Portugal.
Conhecer e compreender a ação governativa do Marquês de Pombal

!  Descrever o terramoto de 1755 e a ação imediata do Marquês de Pombal.
!  Identificar características urbanísticas da Lisboa Pombalina.
!  Identificar as principais medidas de desenvolvimento económico adotadas no reinado de D. José I.
!  Relacionar a quebra das remessas de ouro do Brasil e as elevadas importações portuguesas em meados do século XVIII com a introdução de novas manufaturas.
!  Indicar sucintamente as reformas no ensino, o fim da distinção entre “cristão-novo” e “cristão-velho” e a proibição da escravatura na metrópole
Conhecer e compreender a revolução francesa e as invasões napoleónicas
!  Localizar no espaço e no tempo a grande revolução de 1789 e a onda revolucionária que provocou na Europa e na América.
!  Referir os princípios políticos e sociais defendidos pelos revolucionários franceses, destacando o fim do absolutismo e dos privilégios do clero e da nobreza.
!  Reconhecer a construção de um Império na Europa por Napoleão Bonaparte.
!  Identificar o “bloqueio continental” como uma forma de enfraquecer a Inglaterra.
!  Indicar os motivos que levaram Napoleão a invadir Portugal.
!  Descrever sucintamente as três invasões napoleónicas, salientando os seus episódios mais marcantes.
!  Referir a fuga da família real e da corte para o Brasil aquando da primeira invasão.
!  Referir a resistência popular e a ajuda militar inglesa na luta contra a ocupação francesa.

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